segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lendas sobre a corrida

Correr deixa a pele feia? Provoca varizes? Faz cair o bumbum? Descubra a verdade sobre as “lendas” da corrida.

“Estou começando a seguir uma rotina de treinos e a correr todos os dias. Mas estou um pouco preocupada, pois minhas amigas dizem que correr envelhece a pele e deixa o bumbum caído”, relata Silvana , 32. Assim como ela, muitas mulheres têm esse tipo de dúvida quando começam a correr. Dizer que o exercício provoca celulite, varizes, pele flácida ou que deixa os seios caídos é parte dos muitos mitos sobre corrida para a mulher. Esses boatos tendem a inibir aquelas que desejam começar a correr, mas temem os danos para o corpo. 

A essas mulheres, que alcem o tênis e corram sem medo: nada disso é verdade. É tudo puro mito. Correr aumenta a circulação e trabalha o quadril, os músculos superiores e os glúteos. Por isso, dizer que o bumbum cai é um absurdo, Em relação às varizes, celulite e pele envelhecida, também acontece o contrário. “A boa circulação, resultado da corrida, contribui para uma pele bem mais bonita e saudável”.

Grávida ou menstruada? Liberado!
No universo feminino da corrida, também discute-se se a mulher deve ou não correr durante a menstruação. afirmação que não há problema algum e que o exercício até beneficia as mulheres mais sensíveis nesse período. “Correr libera endorfina, que pode auxiliar na melhora da TPM”, esclarece. Todavia, essa regra não se aplica a qualquer corredora. Mulheres com fluxo intenso ou com algum mioma poderiam ter essas complicações aumentadas. E, nesse caso, não é recomendável que corram”, avisa. Correr durante a gestação também está liberado. Com os devidos cuidados, é claro. Não há nenhuma contraindicação quanto a isso. Recomenda-se apenas cautela na dosagem dos treinos, por ser um exercício de impacto.” Com o tênis certo e cuidando da alimentação, a mulher grávida pode continuar seus treinos. “Somente mulheres que nunca correram logicamente não devem começar grávidas.

A origem dos boatos
Os profissionais desmentem todos esses mitos. Mas de onde eles vêm? A corredora Silvana revela que, além de ouvir das amigas que a corrida prejudica o corpo, ficou em dúvida ao ver atletas profissionais na televisão que pareciam ter a pele envelhecida. “Vejo mulheres maratonistas que aparentam ter muito mais idade do que realmente têm. Por isso a minha preocupação. Os atletas profissionais realmente possuem relativa responsabilidade em disseminar esses mitos. Muitos atletas de elite, que fazem treinos pesados ou que treinam em exagero, acabam passando essa imagem. "Aí é natural que apareçam com a pele envelhecida ou as feições do rosto enrugadas”, diz treinador. Mas treinando corretamente e mantendo uma dieta adequada e boa hidratação, a celulite, a pele feia, o bumbum caído e até mesmo a TPM passam longe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário