quinta-feira, 12 de julho de 2012

Teste da conversa

Saiba como medir e controlar a intensidade e o ritmo de sua corrida de uma maneira fácil e divertida




É comum encontrar corredores que treinam acompanhados por colegas, garantindo uma boa conversa durante a atividade física. Para aqueles que ainda não possuem um frequencímetro - aparelho que mede os batimentos cardíacos durante a prática esportiva - ou não são monitorados por um treinador, que avalia o desempenho, o “teste da conversa” pode ser uma boa pedida para descobrir a intensidade da corrida. 

Como é uma autoavaliação, não deve substituir nenhuma das opções já citadas, mas pode ajudar o corredor a mensurar o esforço, o ritmo e a respiração. Por exemplo: ao acelerar as passadas, a diminuição das palavras durante a conversa é natural. Nota-se, portanto, um aumento de intensidade, de baixa para média. Em treinos de intensidade média, a frequência cardíaca fica entre cerca de 60 a 75%, e ainda é possível manter um diálogo, mas com frases pequenas.

Quando a corrida chega a um nível de intensidade de média para alta, poucas palavras poderão ser ditas, pois o esforço entre as passadas também aumenta. A partir dessa intensidade, na qual a frequência cardíaca fica entre 80% e 95%, o atleta deve manter a concentração e equilíbrio da respiração, para finalizar bem a corrida.

Treinos de volume - distâncias mais longas - e, especialmente de "tiros", nos quais aumentam o esforço e o desgaste físico, a capacidade do diálogo diminui. Portanto, é importante avaliar esses níveis de esforço para não gerar nenhum desconforto, como aquela pontadas, conhecidas como “dor do lado” ou “dor no baço”. Veja abaixo como se avaliar:

Medição da conversa durante cada ritmo:

Trote ou Jogging -Quem trota é cavalo! brincadeiras a parte. É possível manter uma conversa sem sofrimento. Ritmo ideal para quem está iniciando no esporte.

Ritmo leve ou confortável - Ainda é possível manter uma conversa, mas com pausas maiores entre as palavras. Ritmo ainda indicado para iniciantes, mas com moderação.

Moderado - Possível formular poucas palavras, sem que o corredor consiga, porém, manter uma conversa prolongada. Ritmo indicado para treinos específicos de quem corre há algum tempo.

Forte - Aqui a pessoa consegue dizer apenas poucas e curtas palavras e fica difícil conversar. Ritmo indicado apenas para corredores mais experientes.

Respiração
Correr com amigos, além de ser divertido, ajuda a descobrir e testar diversas particularidades durante a prática esportiva, como a respiração. Esse é um ponto importa nte no esporte, que muitas vezes não tem a atenção necessária. A respiração feita de forma equilibrada, conforme o tipo de treinamento, ajuda a mensurar as condições físicas e a melhorar a performance do corredor. 


Uma respiração errada ou mal feita pode prejudicar o desempenho de qualquer atleta, seja ele iniciante ou não. O ideal é usar esse teste também para aprender a respirar adequadamente e não perder o ritmo durante as passadas. O ponto principal é manter a cadência respiratória, pois quando o corredor está conversando, ele pode perder essa harmônia. Outro cuidado a ser tomado é com a frequência cardíaca, que aumenta ao falar, e pode deixar o atleta mais ofegante e mais cansados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário