segunda-feira, 2 de julho de 2012

MOTIVAÇÃO

Qual a razão que levam os atletas a praticarem exercícios físicos. Entenda um pouco de onde vem .

É válido ressaltar que o fator motivação não surge isoladamente e sim constitui-se num processo subjetivo e intrínseco de cada sujeito. Ou seja, o que motiva um dado atleta a jogar futebol pode ser absolutamente diferente de outro atleta, que é motivado por corridas de rua. O que quero dizer é que a motivação para a escolha e, por conseguinte, execução de uma determinada modalidade esportiva tem relação com sua cultura e com seu contexto bio-psico-social. E tal contexto não é exatamente igual entre os seres (mesmo que de uma mesma família), uma vez que cada um concebe a realidade de uma maneira e porque cada um é um ser único com suas singularidades. 

“Os motivos são construções hipotéticas, que são aprendidas ao longo do desenvolvimento humano (ontogênese) e servem parta explicar os comportamentos dos indivíduos. (...) Assim, as experiências vividas pelas pessoas são fundamentais para definirem suas estruturas de motivos. Uma vez que os motivos são pre disposições dos próprios indivíduos.”(WINTERSTEIN,2011). 

E no que diz respeito aos iniciantes de atividade física, estes devem ter bem claro o que os motivou a escolherem se exercitar ao invés de serem sedentários. Geralmente tal escolha está ligada a alguma necessidade física (recomendações médicas, por exemplo). Todavia, existem casos em que se opta por exercícios físicos como uma forma de se fazer amizades (socialização), por entretenimento, por lazer, por esporte (profissional ou amador), para estar em forma (questões estéticas) ou, simplesmente, por bem-estar físico e mental. 

A partir do momento em que se tem, como ponto de partida, o que ensejou o início da atividade ou exercício físico, podem-se definir quais aspectos podem manter a motivação para continuar tal prática. O que quero dizer é que, o que mantém de fato o praticante em pleno vigor “esportivo” ou físico é seu ponto de partida, ou seja, o que o motivou inicialmente para estar ali. A partir daí, nos casos em que se deseja emagrecer, o iniciante vai manter suas atividades físicas concomitantemente com uma alimentação balanceada e saudável. No que diz respeito ao iniciante de modalidade esportiva, ele deverá manter-se conectado com outras pessoas que já pratiquem a mesma atividade esportiva há mais tempo que ele, para que se mantenha motivado. 

É necessário que um iniciante de exercícios físicos saiba o que o motivou para tal escolha. Ou seja, no que diz respeito ao contexto motivacional, existem 02 (dois) tipos de motivação. A motivação extrínseca e a motivação intrínseca. 

A motivação intrínseca é aquela que já nasce dentro de cada ser, ou seja, é inerente de cada ser humano, seja ele do meio esportivo ou não. Esta confere prazer em aprender, em executar determinada atividade, em simplesmente atingir uma meta. Este tipo motivação é evidente e está em voga na mídia, nas academias, nas assessorias esportivas, pois diz que deve-se ultrapassar os próprios l imites, ou seja, a motivação intrínseca trata da AUTO-SUPERAÇÃO. 

Já a motivação extrínseca, como o nome sugere, é externa ao sujeito em si, uma vez que para ela existir é necessário que algo de fora supra este tipo de motivação. Ou seja, é essencialque, por meio da execução de uma atividade física ou intelectual haja uma recompensa, algo de fora que motive o sujeito ter realizado tal tarefa. 

É válido ressaltar que a motivação intrínseca é geradora de satisfação, de alegria, de prazer, de sentimento de dever cumprido, enquanto que a motivação extrínseca é capaz de perecer ao longo do tempo. E você, iniciante de atividade física ou esportiva, encontra-se motivado em sua vida pessoal? E na prática esportiva, você tem se deixado guiar por qual tipo de motivação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário