quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Veja dicas para respirar melhor durante a atividade física sem prejudicar o desempenho nos treinos e provas.



  

A Respiração durante o exercício físico é assunto que gera muitas dúvidas nos corredores. Na verdade não existe um jeito errado de respirar. Esse processo deve ser sempre o mais natural possível, de maneira que o atleta se sinta confortável e que não cause danos durante a atividade física. O mais indicado é que o ar seja inspirado pelo nariz e expirado pela boca.


É preferível que a respiração ocorra pelo nariz, pois ele oferece todo o suporte de ajuste do ar para o organismo como temperatura, purificação, etc. Qualquer outra forma de respiração diminui a eficiência deste processo deixando o corpo mais suscetível a infecções por conta da poluição. Entretanto há atletas que se sentem melhor respirando de outras maneiras. Especialmente aqueles que possuem alguns problemas nasais, como o desvio de septo. Com o tempo, essas pessoas acabam achando a melhor forma de respirar durante a corrida. Há também atletas que passam a respirar somente pela boca ao atingir uma alta intensidade na corrida. Mesmo assim, isto é particular.


A "dor do lado".

Um ponto que pode estar relacionado à respiração é a famosa "dor do lado" como já vimos em outras matérias. Esse incômodo - que surge como uma pontada na região abdominal pode acontecer devido uma respiração errada ou esforço excessivo, como tentar correr numa intensidade maior do que é capaz. Ao sentir esse desconforto o ideal é diminuir o ritmo e expirar mais ar. Esses problemas durante a respiração podem ser um sinal de que o corpo chegou ao limite. Os mais comuns são a dor do lado, a pulsação elevada e a fadiga muscular.


Portanto, sempre respire naturalmente e com conforto, pois o desequilíbrio no processo respiratório só irá diminuir o desempenho e a vontade de praticar o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário