quarta-feira, 28 de maio de 2014

Natação

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois se realizada com frequência pode trazer inúmeros benefícios a saúde.



História



Há muito tempo a natação faz parte da vida humana, primeiro esta modalidade foi usada como meio de sobrevivência.



Entre os gregos, o culto da beleza física fez da natação um dos exercícios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso do corpo. O esporte também era incluído no treino dos guerreiros.

Em Roma, a natação também configurava num método de preparação física do povo, incluído entre as matérias do sistema educacional romano. com a queda do império Romano, a natação praticamente desapareceu até a idade média. Nesta época até temiam que a modalidade disseminasse epidemias. 

Durante o renascimento, algumas dessas falsas noções começaram a cair em descrédito. Surgiram então várias piscinas públicas, sendo a primeira construída em Paris, no reinado de Luís XIV. 

A natação começou a ser difundida somente após a primeira metade do século XIX quando começou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837.

Durante seu processo evolutivo houveram alguns estilos empregados, o single overarm stroke que levava um dos braços à frente pela superfície, este foi evoluído para levar um braço de cada vez chamado de doublearm stroke.
Em 1893 ainda os pés faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano.

Atualmente a natação é praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rápido. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos seguindo a seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl. 

A natação foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando os clubes Botafogo, Gragoatá, Icaraí e Flamengo fundaram no rio a União de Regatas fluminense, que foi chamado mais tarde de Conselho Superior de Regatas e Federação brasileira das Sociedades de Remo. Em 1914, o esporte e competições no brasil começaram a ser controladas pela Confederação Brasileira de Desportos. Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competições.



Piscina

Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C. A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.



Benefícios



A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois se realizada com frequência pode ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio, recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora.


Aos bebês, a natação proporciona inúmeros benefícios, pois melhora a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio respiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias.

Além dos benefícios corporais, a modalidade proporciona o trabalho em grupo e relacionamento interpessoal.


Recomendações



A modalidade é recomendada para todas as idades, porém com alguns cuidados específicos:


Os idosos devem começar de forma leve, até o corpo se habituar; verificar se a temperatura da água está próxima da corporal, e cuidar ao entrar e sair da piscina, para não escorregar no piso molhado e se machucar (o idoso deve ser poupado em caso de recomendação médica).

Já os bebês precisam do acompanhamento dos pais até os três anos, depois disso podem ser acompanhados por um profissional especializado.


Curiosidades:

- As competições internacionais de natação são organizadas pela Fina (Federation Internationale de Natation), criada em 1908.
- No Brasil, quem organiza as competições oficiais é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
- Nas Olimpíadas de Londres 2012, após ganhar seis medalhas, Michael Phelps se tornou o atleta com mais medalhas olímpicas da História. Em três Olimpíadas disputadas foram 22 medalhas conquistadas, sendo 18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.
- Comemora-se em 8 de abril o Dia da Natação.




             http://www.suapesquisa.com/


             http://guiadobebe.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário