segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vai correr? Durma bem!

Assim como o tempo de descanso do atleta, a postura corporal também tem papel fundamental para o desempenho na corrida


Os três fatores fundamentais para o sucesso em uma corrida, desde os 5 km, até uma maratona, já são muito bem conhecidos por todos os atletas: o treinamento, a alimentação e o descanso. Mas poucos atentam para a forma como esse merecido repouso é oferecido a seu corpo. Durante o sono, o organismo produz hormônios e substâncias vitais para seu funcionamento, e dormir com uma postura inadequada aumenta a atividade de adrenalina no corpo, deixando a pessoa em estado de alerta, e prejudicando o período de descanso.


A qualidade do sono e a postura de um atleta enquanto dorme são essenciais para seu dia-a-dia. Caso o atleta venha dormir de forma inadequada, além de interferir no rendimento das atividades diárias, pode agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação. Pode até mesmo apresentar sinais de cansaço, como agitação e alteração no humor, entre outros, no dia da maratona.


Decúbito lateral

A fim de evitar o baixo rendimento nos treinos e nas provas do dia seguinte, o atleta adote a posição melhor recomendada para suas noites de sono: decúbito lateral. Esta arrumação do corpo não pode ser confundida com a posição fetal, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias. Em decúbito lateral, deve-se usar um travesseiro para apoio da cabeça em uma altura de encaixe perfeito com o colchão – forma um ângulo de 90 graus – e outro travesseiro nos joelhos, que devem estar preferencialmente semiflexionados, O ideal é alinhar a coluna cervical com a lombar, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.


Mas não se preocupe se você é daqueles que não param quietos durante a noite. É comum as pessoas alternarem sua posição enquanto dormem. Isso acontece espontane amente e é saudável, pois ao mudar a postura, a pressão sobre a parte do corpo que está em contato com o colchão ou travesseiro é diminuída.


Posições variadas

Depois de todo o cansaço físico ao percorrer uma prova, o corpo também precisa de cuidados na hora do sono. Segundo alguns fisioterapeutas, a posição escolhida deve ser a mais adequada possível para não afetar a saúde da coluna, mesmo que o atleta não tenha o hábito de dormir de lado. No caso de quem dorme de barriga para cima, é preciso utilizar um travesseiro baixo ou médio para apoio da cabeça, que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca, evitando a hiperflexão do pescoço, e ainda outro travesseiro, ou suporte adequado embaixo dos joelhos, de forma que fiquem semiflexionados, para facilitar o retorno venoso. Já para quem prefere dormir de bruços, posição pouco recomendada, por provocar torções na cervical e na lombar, é aconselhável utilizar dois travesseiros bem baixos, sendo um para apoio da cabeça e outro embaixo do abdômen, na altura da curvatura da cintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário