segunda-feira, 7 de maio de 2012

O sono Reparador

Dormir pouco para treinar no começo do dia compromete muito o rendimento nas atividades físicas ?




A agenda repleta de atividades diárias tem transformado as madrugadas e as primeiras horas da manhã nas melhores – e às vezes únicas – alternativas paras os atletas não abdicarem do esporte. 

Algumas pessoas garante que só conseguem seguir à risca a planilha treinos porque todos os dias pula da cama às 4 horas da madrugada e descrevem sua rotina, garantindo que não sente falta das horas de sono trocadas por quilômetros de maratonas.

Por noite,pouco tempo de sono não garante quando se comparado à recomendação do American College of Sports Medicine que indica oito horas de sono por dia para pessoas em treinamento. Para alguns cardiologista essas pessoas são um exemplo típico de “dormidores curtos”. Ou seja, postula no grupo de pessoas que, apesar das poucas horas de sono, conseguem manter o padrão de rendimento nas atividades diárias, sem comprometer a saúde e o trabalho.

No entanto, os cardiologistas alertam que a regra não funciona para a maioria das pessoas. Normalmente, precisamos de pelo menos sete horas de sono para não comprometer a saúde e atividades profissionais a médio prazo.

O médico esclarece que se uma pessoa acorda muito cedo para treinar, ou pratica atividade depois das 22 horas, está dormindo mais cedo para conseguir treinar nas primeiras horas do dia ou está acordando mais tarde para compensar o treino noturno.

As poucas horas dormidas têm reflexo direto no rendimento em atividades físicas. Quem dorme pouco e mal tende a ter baixa performance em competições e incapacidade de manter o treinamento equilibrado.(ACSM) 2009

Além disso, é verificado alteração do estado de humor, mudança nos padrões de imunidade e, por fim, aumento no risco de infecções. Estudos recentes evidenciam que em atletas que não tem um sono recuperador a produção do hormônio GH é reduzida.

Durante o sono é liberado - mesmo em adultos, que já não crescem mais - o chamado hormônio do crescimento (GH - sigla em inglês) que estimula a recuperação muscular, a contínua construção óssea e a queima de gordura, ajudando na recuperação de treinos físicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário