terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cansou da vida sedentária? Listamos dez ótimos motivos para você deixar o sofá para trás e começar a correr.



1. Um corpo mais bonito e saudável

Para muitos, essa é a principal razão para se praticar qualquer tipo de atividade física. Os benefícios da prática regular de exercícios, aliada a uma dieta balanceada e hábitos saudáveis, são inúmeros e podem auxiliar tanto na perda de peso quanto na obtenção de uma aparência mais bonita. “A corrida melhora toda a condição da saúde, principalmente para quem quer perder peso. Esses fatores promovem um físico mais bonito e um ótimo bem-estar”, fala Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.

2. Praticar corrida é fácil e prático! 

Para praticar é simples: basta um par de tênis, vestimenta adequada (roupas leves) e força de vontade. A corrida é uma atividade física que não exige a parelhos e, portanto, não tem um custo muito alto. Para quem está iniciando, só é seguir alguns passos e correr para as ruas.

3. Tenha uma boa noite de sono! 

Correr melhora o sono diário e, consequentemente, ajuda a pessoa a ter um dia mais produtivo. Uma pesquisa realizada pelo departamento de psicobiologia da Unifesp revelou que o número de pessoas que praticam atividades físicas e que se queixam de insônia é de apenas 27%, enquanto nos indivíduos sedentários as queixas aumentam para 72,9%. O mesmo teste apontou que os ativos que reclamam de sonolência excessiva durante o dia somavam 28,9% contra 71,1% dos inativos. Saiba mais como a corrida pode ajudar você a ter uma melhor noite de sono.

4.Combate às doenças cardiovasculares

A corrida é grande aliada no combate às patologias do coração, principalmente por se tratar de uma atividade aeróbica, que para obter energia primária utiliza o oxigênio. Dessa maneira, o sangue flui melhor e faz com que o sistema circulatório funcione totalmente, combatendo assim as doenças cardiovasculares e gerando um bem-estar físico. Mas não se esqueça! Respeite sempre seu corpo e não vá além do que ele pode suportar.

5. Combate à osteoporose

Não são só as alterações hormonais que podem causar a osteoporose o sedentarismo, o tabagismo e também o alcoolismo são fatores preponderantes para o surgimento da doença. Por isso, adicionar a corrida no seu dia a dia e adquirir um estilo de vida mais saudável ajuda na sua prevenção.

6. Tenha orgulho de você! 

A corrida estimula o praticante a conhecer mais seu corpo, ter mais persistência e paciência e os resultados refletem de maneira positiva em diversas áreas do dia. Além disso, a atividade física proporciona auto-superação e eleva muito a auto-estima. A sensação de cruzar uma linha de chegada, receber uma medalha independente de sua classificação, pode ser bom para sua auto-estima e ainda te dará muito orgulho.

7. Melhora a imunidade, aumentando a resistência física

Você deve conhecer atletas que treinam debaixo de chuva e no inverno, com as mais baixas temperaturas, e raramente ficam doentes. Isso porque a corrida melhora o o sistema imunológico, pois cria uma barreira contra os micro-organismos causadores de doenças. Sendo assim, o organismo fica mais protegido e resistente Mas é claro que, para isso, a prática deve ser num volume adequado e sem exageros, para não gerar efeito contrário. 

8. Uma boa ação

A corrida pode estimular o senso de cooperação e coletividade. “Mesmo sendo um esporte individual, a corrida aumenta também o espírito coletivo, estimulando a ajuda entre as pessoas ao seu redor”, explica o diretor técnico da Trilopez Assessoria Esportiva, Diego Lopez. Bons exemplos são as provas de revezamento, que dependem do trabalho em equipe, e disputas que defendem causas sociais, como corridas contra o câncer e pelo meio ambiente.

9. Para esquecer dos problemas

A corrida pode servir como uma ótima “terapia”. Isso porque, exercitar-se gera para o corpo a famosa endorfina - neuro-hormônio liberado pelo organismo após a atividade física -, que resulta em bem-estar altíssimo, aumentando a disposição e até aliviando algumas dores.

10. Novas experiências

Correr irá te dar oportunidades de conhecer pessoas e lugares novos, tanto durante os treinos como nas provas. O esporte pode te proporcionar novos amigos e companheiros de corrida, além de mostrar um outro lado de certos locais, como aquela rua em que você correu pela primeira vez e que jamais será esquecida.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A corrida é o esporte ideal para perder peso com saúde e mudar o estilo de vida, sem restrições ou dietas


Perder peso para muitos é sinônimo de dietas restritivas, fome, sofrimento e, na maioria dos casos, desistência. Porém, os que aliam a promessa com a prática de uma atividade física como a corrida, por exemplo, encontram a fórmula ideal para emagrecer de forma definitiva sem banir nenhum alimento ou sentir fome, e ainda descobrem um novo estilo de vida saudável, que acabará com o chamado “efeito sanfona”. 

Por isso, o blog TREINO E MOTIVAÇÃO preparou este guia completo, que traz para você dicas de como perder peso com a corrida, desde suas primeiras passadas, passando por dicas de alimentos saudáveis, treinamentos para a começar a correr de forma tranquila e exercícios específicos para fortalecer a região do core.

A alimentação
Para Patrícia Bertolucci, nutricionis ta com pós-graduação em fisiologia do exercício, um dos maiores benefícios da prática de atividade física é a substituição de massa gorda (gordura) por massa magra (músculo). “É um processo que exige comprometimento com a atividade física, e que não ocorre de um dia para o outro. A massa gorda está relacionada a inúmeros problemas, como doenças cardiovasculares, obesidade, problemas vasculares, hipertensão, diabetes, entre outros”, alerta.

A especialista continua: “Já o aumento dos músculos está ligado à taxa metabólica mais acelerada e maior capacidade de queima de gordura”. Dessa forma, ela conclui que quem perde peso diminuindo a gordura e aumentando a massa magra consegue emagrecer com mais facilidade e manter o peso, já que a taxa metabólica continuará alta e o novo corredor passará a gastar mais calorias, mesmo em repouso. “Trocar gordura por músculos envolve fortalecimento de articulações, melhora do alongamento e do sistema respiratório, aumento da disposição e outros fatores que só trazem qualidade de vida”, complementa.

A também nutricionista Patrícia Campos complementa afirmando que “Emagrecer treinando significa poder comer um pouco mais do que perder peso apenas com dietas. Dietas essas que, inclusive, podem diminuir a massa magra e, com isso, reduzir o ritmo do metabolismo”, explica.

Descubra os benefícios
No primeiro mês de prática do novo esporte, o ex-sedentário vai perceber mudanças no condicionamento físico. “Nesse período, o iniciante já percebe uma melhora no sistema cardiorrespi ratório, isto é, ele cansa menos ao correr e se sente mais disposto após os treinos. Além disso, pela demanda maior de sangue do organismo, o sistema circulatório também sofre adaptações, facilitando a remoção de toxinas. A capacidade respiratória também melhora, com um pulmão mais eficiente e resistente”, enumera Correia.

Já o também fisiologista Alexandre Ferrari acrescenta mais uma informação sobre as mudanças fisiológicas. “A adaptação ao exercício se dará primeiro no sistema cardiorrespiratório, para só em seguida ser visível no sistema musculoesquelético. Ao iniciar a atividade física, seja ela qual for, esses dois sistemas irão mostrar sinais de melhoras significativas a partir da sexta semana de atividades regulares.”

Corra!
Apesar das dificuldades do início, os benefícios de aliar-se a prática de uma atividade física para emagrecer permitem não apenas livrar-se dos quilos a mais de forma definitiva e saudável, mas também garantir mais qualida de de vida e uma nova filosofia. 

A questão não é apenas perder peso, e sim aprender a gostar de correr. É necessário garantir a esse iniciante o estímulo certo para começar a sentir prazer com a prática desse esporte. Se ele for submetido a um treino de 30 minutos de corrida logo nos primeiros dias, vai se sentir cansado e desmotivado, sem vontade de continuar. Mas se realizarmos um trabalho com o mesmo período, só que intercalando corrida e caminhada, o gasto calórico será o mesmo ou maior, e ele estará disposto a continuar.

Para ganhar cada vez mais com a prática da corrida, é necessário estar em dia com os treinos e, principalmente, gostar das passadas e incluí-las nas atividades diárias. para que o iniciante possa se considerar um corredor, é necessária uma frequência mínima de treino de três vezes semanais, quatro no máximo, com trabalhos que durem, em média, de 30 a 45 minutos. 

Não adianta realizar treinos muito fortes logo no começo. As chances se machucar são muito grandes. O ideal é treinar de forma gradual, inclusive porque essa é uma das vantagens da corrida: a manutenção do peso fica mais fácil com o tempo, enquanto as passadas ficam mais agradáveis.

Fortalecendo o abdome
Ao realizar trabalhos voltados para a região abdominal, o corredor evolui a região do core, conjunto de músculos da articulação do quadril, lombar, abdominal e assoalho pélvico. Ao todo, temos aproximadamente 40 músculos envolvidos,O nome core (que pode ser traduzido como “centro”, em português) foi criado exatamente para explicar a importância dessa região. É nele que temos a transferência e a absorção de energia entre a porção superior e a inferior do corpo. Ele contribui para a estabilização de todos os segmentos do nosso corpo

A maior função dessa musculatura durante a corrida é manter o alinhamento da coluna vertebral contra as forças que são exercidas sobre ela durante a passada. “Durante o impacto com o solo, a bacia tende a inclinar-se para o lado contrário ao da passada e para a frente, sobrecarregando a coluna lombar tanto em torção quanto em inclinação.

O emagrecimento é um exercício” diário que se pratica assim como se faz uma atividade física. Confira cinco regras essenciais para não sofrer mais com a balança




Beber água não emagrece, mas...

A água não ajuda a emagrecer nem deve ser substituta de qualquer refeição, pois não irá fornecer a energia e os nutrientes necessários para o organismo. No entanto,a água é fundamental para que inúmeras funções do nosso corpo ocorram de maneira adequada. É importante que haja um consumo hídrico de oito a dez copos por dia. O consumo de água ajuda a eliminar toxinas do organismo e isso é importante na fase de perda de peso.

Alimentação a cada 3 horas
O fracionamento é importante para a manutenção ou perda de peso, além de fazer com que o organismo trabalhe de maneira adequada. Por isso, é fundamental que sejam realizadas de cinco a seis refeições por dia, sendo três grandes (desjejum, almoço e jantar) e lanches intermediár com isso manterá a taxa metabólica e favorecerá a perda de peso, além de evitar exageros na próxima refeição.

Excluir carboidratos?
O carboidrato é o responsável por fornecer energia para realizar todas as atividades diárias. Tem também função anticoagulante, lubrificante, estrutural e antigênica (atuando na ativação do sistema imunológico).

As dietas que restringem carboidratos surgiram a partir do princípio de que o carboidrato estimula a insulina, e esse hormônio anabólico impede a perda de peso. No início há uma perda de peso, mas com o tempo surge a dificuldade de manter uma dieta sem carboidratos. Ao voltar a consumi-lo, a pessoa ganha peso, pois esse carboidrato consumido, em vez de ser utilizado como fonte de
energia, será convertido em gordura.

Não “pule” refeições
Engana-se quem acredita na fórmula de que “pular” uma refeição por dia emagrece. Pe lo contrário, cortar refeições, além de não auxiliar no processo de perda de peso, pode desequilibrar o metabolismo. O fracionamento das refeições é muito importante para manter o bom funcionamento do organismo e pode ajudar a emagrecer, pois auxilia a controlar a saciedade e faz com que a fome não seja acumulada para a próxima refeição. Se o organismo fica muito tempo em jejum, o metabolismo diminui e o armazenamento de gordura acontece com mais facilidade.

Corra, pratique esportes!
O exercício físico tem papel coadjuvante no tratamento da obesidade, pois o gasto calórico proveniente da atividade física se mostra como grande aliado na perda de massa corporal. O exercício físico favorece a resistência muscular localizada, o aumento da capacidade aeróbica e a diminuição da massa e da porcentagem de gordura corporal. A atividade física resulta na preservação da massa magra e diminui ção de gordura, sendo que, durante um programa de perda de peso, somente com dieta sem exercício o resultado é perda de menos gordura e diminuição de musculatura.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Saiba os benefícios para seu corpo e mente de uma noite bem dormida e veja dicas para melhorar a qualidade do seu descanso.

  


  Uma noite curta de sono, que pode ser ocasionada devido a uma série de fatores como: televisão, computador, compromissos sociais, trabalho em excesso, noitadas, entre outros, é muito comum nos dias de hoje e acarreta problemas visíveis no corpo humano.

Dormir pouco pode aumentar o peso das pessoas. A falta de descanso desacelera o metabolismo, resultando nos famosos “pneuzinhos”, pesadelo da maioria das mulheres. Ou seja, perder o tempo de sono resulta no ganho de peso. Quando dormimos o organismo libera leptina, hormônio que informa ao cérebro que não precisamos nos alimentar, que estamos sem fome. Portanto, tendemos a comer mais se não dormirmos bem.

O rosto é um dos principais indicadores de uma noite mal dormida. Uma das consequências na face de uma noite em claro são as linhas de expressão, mais acentuadas, uma vez que quem não relaxa durante a noite, movimenta mais o rosto. O sono adequado ajuda o corpo a se recuperar de doenças e ferimentos. Distúrbios do sono podem ser uma significativa barreira para a recuperação, podendo até exacerbar a doença primária.

Os benefícios emocionais e mentais do sono são também significativos. As pessoas com insônia crônica são mais propensas a desenvolver vários tipos de problemas psiquiátricos, e têm maiores probabilidades de precisar de serviços de saúde que as pessoas com sono normal. Dormir bem é sinônimo de vários benefícios ao nosso corpo. Um exemplo é que quando estamos de bem com nossa cama e travesseiro, o corpo não acumula cortisol, hormônio liberado em situações de estresse e irritação. Em contrapartida, produz o hormônio do crescimento em maior quantidade.

A necessidade de sono varia. Em geral, adultos saudáveis necessitam em média de sete a nove hor as de sono por noite. Há quem se sinta novo em folha depois de dormir cinco ou seis horas. Existem pessoas, por outro lado, que não conseguem trabalhar se não dormirem pelo menos 10 horas seguidas. E, ao contrário do que geralmente se pensa, a necessidade de sono não diminui com a idade O que acontece é que a capacidade de dormir bem pode diminuir.

Quanto tempo de sono você realmente precisa?
Se você tem dificuldade em permanecer alerta durante situações monótonas ou maçantes, você provavelmente não está desfrutando de tempo suficiente de sono de boa qualidade. Outros sinais são a tendência a se irritar muito facilmente com colegas de trabalho, familiares e amigos, e dificuldade em se concentrar ou lembrar fatos.

O sono REM é quando você sonha e é caracterizado por um alto nível de atividade. O batimento cardíaco, pressão sanguínea e respiração são semelhantes ao que você experimenta quando não está dormindo. Além disso, acredita-se que as lembranças são consolidadas durante esse estágio do sono.
Nos estágios mais profundos do sono não-REM, os batimentos cardíacos e a frequência respiratória diminuem e a pressão sanguínea se reduz. Esses estágios do sono são os que restauram a capacidade física do corpo.

O estresse é considerado por muitos especialistas como a causa número um de dificuldades passageiras do sono. É muito comum a apresentação de dificuldades para dormir quando a pessoa está passando por dificuldades na escola ou no trabalho, quando tem um problema no casamento ou em outro relacionamento pessoal, ou quando há alguém seriamente doente na família, por exemplo. Normalmente, quando o problema desaparece ou diminui, o sono retorna.

Você pode estar tendo atitudes durante o dia ou à noite que prejudicam sua capacidade de dormir bem. Por exemplo: tomar bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína no fim da tarde ou à noite; praticar exercícios físicos antes de deitar; não ter uma hora certa p ara deitar ou despertar; e trabalhar ou realizar atividades que exijam muito do cérebro bem antes de dormir.

Um grande número de problemas físicos pode interferir com a habilidade de pegar no sono e dormir bem. Por exemplo, a artrite e outras condições que causam dor ou desconforto podem tornar difícil um bom sono; o mesmo acontece com distúrbios respiratórios como asma ou apnéia (na qual o ar é obstruido repetidamente ao longo da noite). Variações hormonais, inclusive aquelas causadas por tensão pré-menstrual (TPM) ou menopausa, podem perturbar o descanso noturno. Da mesma forma, a gravidez – especialmente durante o terceiro trimestre – pode tornar mais difícil o sono.

Algumas sugestões são válidas para todos:

•Evite cafeína, nicotina e álcool no fim da tarde e à noite. A cafeína e a nicotina podem retardar seu sono, e o álcool pode interromper seu sono no meio da noite.

•Pratique exercícios regularmente, mas pelo menos três horas antes de deitar. Caso contrário, seu corpo não vai ter tempo suficiente para relaxar.

•Se você tem dificuldade para pegar no sono à noite, não cochile durante o dia.

•Estabeleça uma rotina regular e relaxante para a hora de deitar. Isso vai permitir sinalizar ao seu cérebro que é hora de dormir. Em geral, tente reservar de sete a oito horas de sono, e siga a rotina da forma mais constante possível. Mesmo nos finais de semana.

•Sua cama deve sempre estar associada ao relaxamento, calma, tranquilidade e principalmente com o ato de dormir.

•Se você não conseguir pegar no sono em 30 minutos, não fique virando na cama. Levante e encontre alguma atividade relaxante, como ouvir música suave ou ler um bom livro até sentir sono. Lembre: tente limpar a mente, não use esse tempo para tentar solucionar seus problemas.

Enfim, pratique as recomendações que acabamos de citar e aproveite todos os benefícios de uma noite bem dormida para a melhora da sua qualidade de vida.