terça-feira, 15 de outubro de 2013

Intervalo de descanso!


Você sabe quanto tempo deve descansar entre um aparelho de musculação e outro?

Quais os objetivos quando se diminui ou aumenta o tempo de descanso entre as séries? 

Todo mundo quando faz o seu treino de musculação, recebe a orientação do professor para fazer intervalos de descanso entre os exercícios.

Entenda porque você faz um determinado intervalo de descanso.

Intervalo entre as séries e entre os exercícios de repetições é o período em que se deve dar entre o fim de uma série e o início de outra. Este fator é extremamente importante para o sucesso do exercício, pois, por meio dele, podemos regular os estímulos fisiológicos que desejamos obter.

No treinamento de força, musculação, vários fatores são influenciados pela duração do intervalo de descanso entre as séries e entre os exercícios, como: 

1-Recuperação das fontes de energia, 

2-Concentrações sanguíneas de lactato, 

3-No tipo de recrutamento de fibras musculares

4- Avaliar quantidade de trabalho realizado (carga x repetições).

5- Capacidade neural e nível de condicionamento.

6- Além de melhorar a vascularização.

7-Influenciar na capacidade de manter a força isométrica ou dinâmica em determinado exercício



" Não existe uma “fórmula fechada” para todas as pessoas, cada um deve perceber se seu treino está ou não muito puxado e se deve ou não maneirar ou pegar mais peso entre os intervalos de descanso ".

A forma de montagem em um programa de treinamento de força irá depender do objetivo também do praticante, pois o tempo de descanso entre um aparelho de musculação e outro influenciará no que o mesmo está buscando, porque os exercícios propostos devem ser realizados na ordem da montagem.

Todos tem aqueles dias em que preferem não treinar, isso pode ser por que se teve um dia muito cansativo, ou por que a saúde não está 100 %.

Uma forma de avaliar qual a maneira ideal deve-se experimentar, descansando em tempos diferentes e analisando o resultado, até que se encontre o período ideal. Isso é muito importante para evitar o estado em que o corpo não consegue se recuperar de um exercício .

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Top 5 das evidências científicas sobre os benefícios da sauna

Ajuda a eliminar toxinas, renova o aspecto da pele, reduz o nível de estresse. Esses são alguns dos muitos benefícios que os banhos de sauna oferecem ao seu usuário.


Os egípcios, a cerca de 4.000 a.C (primeiros registros históricos da sauna) sabiam que essa prática poderia trazer melhoras para a saúde. Apesar de não ter sido inventada pelos finlandeses, a sauna é um elemento essencial na cultura do país. Tanto que o nome é originado da língua finlandesa (a pronúncia é “souna”), que serviu de origem para outros países também.

A sauna terapêutica desenvolvida na região da Escandinávia, especificamente na Finlândia, é usada para tomar banho, ajuda a curar doenças e ainda servem como ambiente para o parto. A paixão nacional finlandesa é mais que um lugar para relaxar, o calor que provoca o suor também é pensado para melhorar muitos problemas de saúde como hipertensão, fadiga, dor, e até mesmo vício.

Há vários estudos formais sobre os benefícios trazidos com o uso da sauna, abaixo você encontra os cinco principais:

1 - Ajuda nos sintomas de fibromialgia

Um estudo desenvolvido pelo Departamento de Reabilitação e Medicina Física na Universidade de Kagoshima, no Japão, foi realizado com 44 mulheres que tinham sintomas de fibromialgia (fadiga, dores e sensibilidade nas articulações, tendões e tecidos moles). Três dias por semana, os pacientes participavam de sessões de sauna, combinados com duas sessões de exercícios aquáticos. Na combinação entre as duas práticas a qualidade de vida e os sintomas de fibromialgia melhoraram nos pacientes.

2 - Pode combater a hipertensão

Apesar de haver críticos que condenam o uso da sauna para pacientes com problemas cardíacos, a pesquisa realizada pelo Centro Cardiovascular e Prevenção na Universidade de Montreal, Canadá, indica que o exercício físico combinado com a sauna melhora os sintomas de hipertensão. No entanto, sair da sauna e ir de imediato ao banho gelado não é indicado, isso pode aumentar o risco de arritmias cardíacas.

3 - Melhorar a resistência

Pesquisadores da Nova Zelândia comprovaram que os corredores de longa distância que utilizavam a sauna, aumentaram seu tempo de corrida até a exaustão em 32%.

O volume de plasma e hemácias após o uso da sauna aumentou 7,1% e 3,5%. A pesquisa mostrou que o uso desse ambiente após os exercícios é aconselhável para aumentar o fluxo sanguíneo, além de melhorar a resistência.

4 - Melhoras nos efeitos do resfriado

Na Universidade de Viena, na Áustria, um experimento dividiu 25 pacientes que usaram a sauna, e 25 que não utilizaram, para determinar se o uso da sauna tem algum impacto no desenvolvimento de um resfriado comum. Durante um período de seis meses os grupos foram analisados, e ao final do estudo, observou-se que o grupo que usou a sauna teve uma incidência muito menor de constipação.

5 - Desintoxicação
Estudos já confirmaram que a transpiração em uma sauna pode ajudar a desintoxicar o corpo de agentes tais como o ácido láctico, o sódio e o ácido úrico, que acumulam em nosso organismo. Quando você está dentro da sauna, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do sangue que consequentemente ajuda na dissolução de agentes tóxicos. Na pesquisa da Southwest College of Medicine Naturopathic em Tempe, Arizona (EUA), a sauna foi comprovada como um componente eficaz de purificação e limpeza, para expelir substâncias químicas do corpo.

Não agrada a todos...

Apesar de apresentar tantos benefícios, o ambiente de vapor, fechado e de elevada temperatura, não agrada a todas as pessoas. O local pode causar uma sensação desagradável devido ao calor excessivo, irritação nos olhos por conta da temperatura, dilatação dos vasos deixando a pele vermelha e sensível, queda na pressão, além dos problemas para respirar dentro do ambiente.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Treino pliometrico para o Surf


Sabe-se que nos dias atuais, a preparação física é de fundamental importância para qualquer esporte, não somente, na melhoria da performance, como também, na prevenção de lesões. Com o surf não é diferente, seja um surfista profissional ou amador.




O termo pliometria refere–se a exercícios:
Específicos que envolvam o ciclo alongamento–encurtamento (CAE), isto é, um rápido alongamento da musculatura seguido de uma rápida ação concêntrica. Durante o CAE é acumulada energia–elástica na musculatura utilizada durante a fase concêntrica do movimento (1).

A pliometria pode ser executada tanto nos membros superiores quanto inferiores. Tradicionalmente a pliometria tem sido associada aos saltos em profundidade ( SP ), porém todos os tipos de saltos e lançamentos (desde que executados em velocidade) ativam o CAE, podendo ser utilizados como forma de treino do mesmo.

Os exercícios pliométricos podem ser divididos em: saltos no lugar , saltos em progressão , saltos em profundidade e exercícios para os membros superiores . A intensidade pode ser modificada através da altura do salto, tipo de salto e altura de queda (no SP). Dentro destas quatro categorias existe uma variedade de exercícios que podem ser utilizados com os atletas. 

Para obter sucesso com a pliometria no programa de treinamento é necessário fazer algumas considerações. Primeiro, a escolha dos exercícios deve refletir as demandas específicas da modalidade esportiva (princípio da especificidade). Segundo, a técnica de execução é extremamente importante, devendo o atleta aprender o padrão correto do movimento antes de treiná–lo.


Referências:
(1) Fundamentos do treinamento de força muscular . Artmed.(2000)
(2) European J. Appl. Physiol . 56:138–143 (1987)