segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A história de Dick e Rick Hoyt


Esta história é uma lição de vida que usa o esporte para mostrar que nós podemos muito mais do que imaginamos.



O Team Hoyt' (Equipe Hoyt) é composto pelo pai (Dick Hoyt) e o filho (Rick Hoyt, nascido em 1962) em Massachusetts (EUA), juntos completaram maratonas, triatlos e outros eventos esportivos. Rick é deficiente desde o nascimento, pois ao nascer, seu cordão umbilical ficou preso ao pescoço, e ele perdeu oxigenio no cerebro.

Até Junho de 2005, o Team Hoyt já participou de um total de 911 eventos, incluindo 206 triatlos (seis deles competições Ironman Triathlon), vinte duatlos, e 64 maratonas, incluindo 24 maratonas de Boston consecutivas. Eles também pedalaram e correram a corrida dos EUA, em 1992 (uma jornada de 3735 milhas, completa em 45 dias).

Desde 2009 até 2011 o Team Hoyt continua na ativa! A maratona de Boston em 2009 marcou a milésima corrida da equipe e Dick completou 70 anos em 2011. Nenhum dos dois diz estar pronto para a aposentadoria.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Escolha o tênis certo para seu tipo de pisada




Algumas dores nas costas ou pernas podem indicar problemas de pisada e esses problemas podem causar riscos para tendões e músculos. Segundo o ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa, os tênis corretos podem corrigir pisadas erradas.

Veja abaixo dicas de como identificar seu tipo de pisada e qual o melhor tênis para você.

1- PRONADA

Esse tipo, força a parte interna dos pés. Quem tem esse tipo de pisada costuma ter a sola do sapato mais desgastada na parte de dentro. O ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa indica tênis mais rígidos para pessoas com pisada pronada acentuada: "Estes modelos são mais pesados e apresentam solado plano".

2- SUPINADA

A parte externa dos pés é que fica sobrecarregada, por isso a sola dos sapatos ficam mais desgastados na parte externa. Para esse tipo de pisada é indicado o uso de tênis com amortecimento.

3- NEUTRA

Para quem possui esse tipo de pisada é observado o desgaste dos sapatos de forma equilibrada.



Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

A Importância dos exercícios físicos para idosos



Segundo pesquisas norte-americanas, 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez por ano durante atividades cotidianas como subir e descer escadas, ir ao banheiro ou trabalhar na cozinha. 

A causa das quedas é multifatorial, dependendo tanto de fatores intrínsecos relacionados ao envelhecimento, como fatores externos, ligados ao ambiente. Grande parte dessas quedas se deve aos déficits de equilíbrio, força muscular, tempo de reação e flexibilidade e capacidade, que podem ser trabalhadas em programas de exercícios físicos de forma a reduzir a incidência dos acidentes. 

A diminuição da massa muscular com o avanço da idade é um dos principais fatores de risco para quedas. A redução da força nos membros inferiores associa-se à incapacidade de levantar-se, ao aumento da instabilidade, à redução de amplitude da passada e da velocidade de andar, fatores que aumentam o risco de acidentes. 

Dessa forma, o treinamento de força tem sido cada vez mais indicado para idosos, como uma maneira segura e eficaz de combater essas perdas. O controle postural também é significantemente influenciado por experiências prévias. Sendo assim, o treinamento do equilíbrio em programas de exercícios físicos também pode trazer bons resultados. 

Sabemos que uma parte das perdas físicas e neuromotoras em idosos são consequências do tédio, inatividade e atrofia provocada pelo desuso e sedentarismo. Muitos são os motivos que levam à não adesão dos idosos aos programas de exercícios físicos. Dentre eles estão às condições de saúde, escassez de equipamentos apropriados, falta de oportunidades ou desconhecimento sobre os benefícios dessa prática no processo de envelhecimento. 

Uma caminhada no parque, seguida de alongamentos e exercícios que trabalhem a propriocepção, trarão amplos benefícios, desde que acompanhados por um bom profissional da área de educação física. 



Fonte: minhavida.com.br Informações: Lafayette Lage, cirurgia do quadril e medicina esportiva.