domingo, 21 de outubro de 2012

Artigo para a revista MENSCHFITNESS



Participei de um artigo da revista MENSCHFITNESS, cujo título do artigo é: Motivação é o segredo para engrenar na prática da atividade física. O artigo ficou de ótima qualidade, e eu gostaria de compartilhar com vocês para que saibam como se manterem motivados nas atividades físicas diárias, podendo assim, ter melhor qualidade de vida.

Espero que gostem.

Abaixo, segue o link:


http://revista-mensch.blogspot.com.br/2012/09/fitness-motivacao-e-o-segredo-para.html?spref=fb

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A importância da atividade física na gestação.




A atividade física regular, é garantia da manutenção da saúde como um todo. 
Na gravidez, a mulher não deve interromper suas atividades, porém o preconceito, as crenças populares e a desinformação podem atrapalhar a gestante que busca este benefício.

Os objetivos da prática da atividade física são:

a manutenção da aptidão física e da saúde;

o melhor controle de peso;

melhor controle muscular e maior flexibilidade no parto;

auxílio no retorno venoso prevenindo o aparecimento de varizes de membros inferiores;

uma recuperação no pós-parto mais rápida;

prevenção e redução de lombalgias;

fortalecimento da musculatura pélvica;

maior tolerância à dor;

diminuição do risco de recém-nascido com peso acima do normal;

elevação da auto-estima da gestante.


Algumas mudanças são observadas no corpo da futura mamãe, como: ligamentos mais flexíveis, o centro de gravidade muda por causa do peso extra que levam ao deslocamento da pelve e coluna, alteração de batimentos cardíacos. por esse motivo, alguns tipos de atividade física como exercícios na água, caminhadas e ginástica aeróbica, já vêm se destacando como apropriados para o período gestacional. O ideal é a prática de 30 minutos por dia, pelo menos cinco vezes por semana e, se possível, diariamente.

Sempre inicie com aquecimento e alongamento. Termine reduzindo a carga de exercícios lentamente, para a volta ao ritmo cardíaco normal. Devem-se evitar atividades competitivas, levantamento de peso (devido à postura), exercícios com movimentos repentinos ou de saltos, exercícios ou esportes de contato, como o basquete e artes marciais e a prática de mergulho devido à descompressão.


Fonte: http://blog.einstein.br Informações: Dr. Eduardo Zlotnik - Ginecologista e Obstetra

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Corrida e Caminhada AVON


Corrida e Caminhada AVON Contra o Câncer de Mama – 21 de Outubro


Corrida faz parte das ações do Outubro Rosa, série de ações para promover e informar as mulheres do país sobre o Câncer de Mama.


Os corredores do Recife terão MAIS UM grande motivo para correrem no próximo dia 21 de Outubro, domingo, será a vez da Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, realizada pela Avon, para promover ações informativas e arrecadar fundo para o combate ao Câncer.

A prova terá uma caminhada de 3kms e uma corrida de 5kms, ambas com largada e chegada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. As inscrições já podem ser feitas através do site da Ativo, ao custo de R$30. Os inscritos terão direito a uma belissima camisa e a medalha de conclusão.


O percurso é Inédito, compreende na aroborizada Avenida Visconde de Jequitinhonha e na Rua Setúbal. Com largada as 8h da manhã, a prova se torna democrática e uma excelente opção de lazer e saúde para as familias.


As inscrições seguem até o dia 18 de Outubro, 5a feira. A entrega dos Kits será realizada no sábado, 20 de Outubro, no Parque Dona Lindu, das 8h as 17h. 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Lendas sobre a corrida

Correr deixa a pele feia? Provoca varizes? Faz cair o bumbum? Descubra a verdade sobre as “lendas” da corrida.

“Estou começando a seguir uma rotina de treinos e a correr todos os dias. Mas estou um pouco preocupada, pois minhas amigas dizem que correr envelhece a pele e deixa o bumbum caído”, relata Silvana , 32. Assim como ela, muitas mulheres têm esse tipo de dúvida quando começam a correr. Dizer que o exercício provoca celulite, varizes, pele flácida ou que deixa os seios caídos é parte dos muitos mitos sobre corrida para a mulher. Esses boatos tendem a inibir aquelas que desejam começar a correr, mas temem os danos para o corpo. 

A essas mulheres, que alcem o tênis e corram sem medo: nada disso é verdade. É tudo puro mito. Correr aumenta a circulação e trabalha o quadril, os músculos superiores e os glúteos. Por isso, dizer que o bumbum cai é um absurdo, Em relação às varizes, celulite e pele envelhecida, também acontece o contrário. “A boa circulação, resultado da corrida, contribui para uma pele bem mais bonita e saudável”.

Grávida ou menstruada? Liberado!
No universo feminino da corrida, também discute-se se a mulher deve ou não correr durante a menstruação. afirmação que não há problema algum e que o exercício até beneficia as mulheres mais sensíveis nesse período. “Correr libera endorfina, que pode auxiliar na melhora da TPM”, esclarece. Todavia, essa regra não se aplica a qualquer corredora. Mulheres com fluxo intenso ou com algum mioma poderiam ter essas complicações aumentadas. E, nesse caso, não é recomendável que corram”, avisa. Correr durante a gestação também está liberado. Com os devidos cuidados, é claro. Não há nenhuma contraindicação quanto a isso. Recomenda-se apenas cautela na dosagem dos treinos, por ser um exercício de impacto.” Com o tênis certo e cuidando da alimentação, a mulher grávida pode continuar seus treinos. “Somente mulheres que nunca correram logicamente não devem começar grávidas.

A origem dos boatos
Os profissionais desmentem todos esses mitos. Mas de onde eles vêm? A corredora Silvana revela que, além de ouvir das amigas que a corrida prejudica o corpo, ficou em dúvida ao ver atletas profissionais na televisão que pareciam ter a pele envelhecida. “Vejo mulheres maratonistas que aparentam ter muito mais idade do que realmente têm. Por isso a minha preocupação. Os atletas profissionais realmente possuem relativa responsabilidade em disseminar esses mitos. Muitos atletas de elite, que fazem treinos pesados ou que treinam em exagero, acabam passando essa imagem. "Aí é natural que apareçam com a pele envelhecida ou as feições do rosto enrugadas”, diz treinador. Mas treinando corretamente e mantendo uma dieta adequada e boa hidratação, a celulite, a pele feia, o bumbum caído e até mesmo a TPM passam longe.