domingo, 26 de agosto de 2012

Correndo por música

A música é uma inspiração para você correr? vamos explicar de onde vem essa harmonia entre som e movimento

Partindo da premissa que a música consiste num conjunto de sons, ela se faz presente em qualquer lugar e em qualquer momento, uma vez que tudo o que se move na terra possui certo ritmo e musicalidade. Quando remetemos a música para a vida cotidiana das pessoas, percebemos que ela co-existe com qualquer atividade que se faça em qualquer momento, desde uma caminhada ou corrida até mesmo quando se está em casa estudando, por exemplo.

O que quero dizer é que a música exerce completa e total influência na vida dos seres humanos, pois ela tem o poder de marcar momentos especiais, de nos fazer lembrar de antigas paixões, de momentos felizes ou tristes ou daquela competição tão sofrida que culminou na vitória.

É importante ressaltar que a música não tem passado, presente ou futuro. A música simplesmente é. Pois a música não tem a funcionalidade de uma fotografia, de ser estática, a música é dinâmica. Através da música, e muitas vezes de uma mesma música, pode-se despertar as mais profundas emoções independentemente do tempo e do espaço.

No contexto esportivo, em especial nas corridas de rua, que cada dia recebe mais adeptos, usualmente temos visto que o uso de phones de ouvido tem se tornado bastante frequente e comumente é utilizado por atletas amadores ou até mesmo por iniciantes nesta modalidade esportiva.

Todavia, cabe frisar que em muitas situações e nas mais diversificadas possíveis, muitos corredores têm se valido da musicalidade de seu próprio corpo, ou seja, têm optado por ouvir os sons produzidos por suas vísceras, o pulsar do coração, a ritmicidade das próprias passadas, e o som de sua mente dizendo que é possível vencer, que acredite em si mesmo, pois somente você pode motivar a si próprio.

É interessante observar que uma mesma música pode produzir efeitos psicológicos e fisiológicos diferentes de uma pessoa para outra, uma vez que vai depender de experiências anteriores que cada um a teve em suas vidas. Apesar de toda essa subjetividade, as músicas preferidas pelos corredores costumam ser aquelas com uma cadência mais rápida, na qual estejam em consonância com o ritmo das próprias passadas.

Além disto, muitos estudos têm comprovado que ouvir música durante a execução de uma atividade física, em especial as corridas de rua, tem proporcionado ótimos padrões de desempenho e motivação, trazendo, portanto, resultados satisfatórios.

A música é considerada uma ferramenta que favorece a manipulação de estados psicológicos e fisiológicos, contribuindo, portanto, para o controle da ansiedade, aumento da capacidade de memória e concentração, sensação de relaxamento e redução do estresse.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Fila Night Run 2012 (etapa recife)

Fila Night Run foi a corrida mais divertida e animada da cidade do Recife .

Sucesso absoluto de público aqui e em outras cidades ano após ano,ela é a única prova capaz de unir diversas gerações e muita gente nova em busca de esporte e diversão. Energia, alto astral, ritmo de festa. Shows musicais, espetáculo de luzes e performances fizeram a alegria garantirem o clima de descontração entre os corredores recifenses, que buscam conforto e performance na corrida noturna. confira as fotos da treino e motivação: