segunda-feira, 23 de abril de 2012

Síndrome do corredor

Saiba mais sobre a Síndrome do trato iliotibial,"canela" uma das mais comuns nos praticantes de corrida




A Síndrome do trato iliotibial, também conhecida como síndrome do corredor, é uma das lesões mais comuns em atletas como corredores e ciclistas. O trato iliotibial é uma banda de tecido fibroso que passa sobre a região lateral do fêmur e se insere na porção anterolateral da tíbia. Os músculos tensores da fáscia lata e glúteo máximo inserem-se na sua porção proximal. Em atividades esportivas ocorre a fricção excessiva dessa banda sobre o epicôndilo lateral, causando dor e inflamação na região lateral do joelho (lado de fora do joelho). 

A fricção da banda iliotibial ocorre predominantemente no contato do pé com o solo, na fase de desaceleração da marcha, devido a isso é uma lesão muito comum em corredores, entretanto também tem sido encontrada em ciclistas. Corridas em re giões com muito desnível de terreno também facilitam o aparecimento da dor.

Os sintomas encontrados são hipersensibilidade na região lateral do fêmur (próximo ao joelho) e dor em queimação quando essa região é palpada associando flexão e extensão da perna. Essa dor pode começar após o atleta ter percorrido uma longa distância e ir aumentando até que ele não consiga mais correr. A dor pode desaparecer após o descanso, mas reaparece se a corrida for reiniciada. 

Calçado inadequado, sobrecarga de treinamentos e competições, encurtamentos musculares, principalmente de músculos da região lateral da coxa, e tensão na banda iliotibial favorecem o aparecimento dessa lesão. Alongamentos de músculos laterais e posteriores da coxa são estratégias preventivas que devem constar em planilhas de treinamento. Outras técnicas como KinesioTaping, Mobilização Fascial e Muscular, Reeducação Postural Global, GDS e Acupuntura, tem se mostrado muito eficientes no tratamento dessa síndrome.

Benefícios do alongamento:
• Reduze as tensões musculares;
• Relaxa o corpo;
• Proporciona maior consciência corporal;
• Deixa os movimentos mais soltos e leves;
• Previne lesões;
• Prepara o corpo para atividades físicas;
• Auxilia em uma respiração adequada aumentando a oxigenação do sangue
• Diminui dores musculares
• Auxilia na reabilitação de problemas estruturais
• Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais
• Aumenta a capacidade de concentração
• Ativa a circulação sanguínea
• Combate o stress
• Auxilia na remoção de acido láctico do corpo.

O mais importante é lembrar que um simples incômodo hoje poderá se tornar uma dor insuportável daqui a alguns dias, e que treinar confortavelmente e sem dor tornará seu treinamento sempre mais agradável e seus objetivos mais fáceis.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Treino no cair do luar

Saiba quais são as vantagens e desvantagens de treinar no período noturno e veja algumas dicas e cuidados importantes.



Para aqueles que dizem ter preguiça de acordar cedo para correr, treinar à noite é uma boa opção. Apesar de a maioria das competições serem realizadas de manhã, muitos atletas optam por fazer seus treinos no período noturno, mesmo após um dia cansativo de trabalho. Treinar neste horário tem diversas vantagens, entre elas está o fato de exercitar-se sem preocupações com compromissos do dia e até livrar-se do estresse.

Além disso a temperatura está mais amena neste período e isso ajuda no desempenho do atleta durante o treinamento. No treino noturno temos as vantagens da temperatura estar mais agradável, umidade relativa do ar mais alta e o fato de não se expor ao sol forte. Além de proporcionar uma boa noite de sono.


Se você busca competir em algumas provas matinais, variar, de vez em quando, o horário do treino é uma boa dica. Tanto para conhecer as reações e limites do corpo na corrida em cada período do dia, como para se acostumar com as características do horário em que será a disputa. Cada um responde de uma forma diferente. Tem pessoas que têm melhor rendimento de manhã, outras à tarde, e outras à noite.

Fique atento!
Nos treinos noturnos alguns cuidados devem ser redobrados, até porque o corpo e a mente já estão mais cansados e podem não estar tão “ligados” assim. Portanto, opte por lugares mais movimentados e bem iluminados. Também fique atento à buracos e desníveis durante o percurso e, principalmente, ao trânsito. Vestir roupas de cores mais fortes e chamativas é uma boa dica. Se for possível, corra com alguém, além de ser mais agradável é mais seguro.

Outro ponto relevante é com relação à alimentação. Mesmo que durante o dia você já tenha feito várias refeições, é importante ingerir os nutrientes necessários para dar energia para a corrida, além de manter sempre uma alimentação balanceada. Os cuidados com a alimentação e com o cansaço também são imprescindíveis, pois podem acarretar problemas, tanto por alimentação inadequada, quanto por acidentes (torções, quedas), postura e passadas erradas.