sexta-feira, 29 de julho de 2011

Circuito Caixa de Corrida

Pernambuco receberá o evento no dia 28 agosto, com trajeto plano e cenário repleto de atrações históricas ao longo da orla da cidade.


Pela primeira vez a capital pernambucana receberá uma prova do Circuito Caixa de Corrida. A quinta etapa da competição será realizada em Recife, no dia 28 de agosto, na Praça Marco Zero.

Além do cenário histórico do Recife antigo, a disputa terá percursos planos de 5 e 10 km, permitindo boas marcas aos participantes. O tradicional evento, que já passou por Goiânia e Belo Horizonte, também pontuará para o ranking brasileiro de corrida de rua - que garante aos dez primeiros colocados patrocínio da Caixa para 2012.


As inscrições estão abertas, com valores promocionais de R$35,00 até dia 14 de agosto. Economiários e correntistas da Caixa que acessarem o site garantem um desconto de 50% sobre a taxa durante o período de inscrições promocionais. A partir do dia 15 de agosto, as inscrições passam a custar R$ 45 e apenas atletas maiores de 60 anos terão o desconto. Para se inscrever basta acessar o site http://www.circuitocaixa.com.br , ou ir à um dos postos de inscrição:

Lojas Centauro


Shopping Recife - Rua Padre Carapuceiro, 777
Shopping Tacaruna - Rua Gov. Agamenon Magalhães, 153
Shopping Plaza Casa Forte - Rua João Santos Filho, 255

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Principais Eventos Previstos para Julho e Agosto/2011

Julho

Está quase na hora da 2ª Maratona Internacional Maurício de Nassau, ela acontece neste fim de semana, dia 31 de julho, no Marco Zero em Recife às 07:00 hs e com opções de 05, 10, 21 e 42 Km.


Eu não perderei essa oportunidade, afinal esses eventos são bons, tanto para quem vai competir quanto para quem não vai, pois além de queimar calorias e manter o corpo em forma, podemos encontrar os amigos e até conhecer gente nova interessada em estar de bem com a vida, assim como eu e você.


Até lá!

Agosto

No dia 21 de agosto estão previstas 4 corridas de rua:

A 37ª Corrida Duque de Caxias, com partida da Praça de Boa Viagem em Recife, seu percurso será de 10 Km e sem divulgação do horário, por enquanto.


A Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, ocorrerá com saída da Barra da Tijuca/RJ às 07:30 hs e terá um percurso de 21 Km.

A Meia Maratona Internacional de Buenos Aires, como o nome já diz, a partida acontecerá em Buenos Aires na Argentina, seu percurso será de 21 Km e início às 08:00.

E por último, a I Corrida com Vida e Saúde com percurso de 10 Km e partida às 08:00 em Boa Viagem no Recife. Porém esta data ainda não é definitiva, podendo ser alterada para 27 de Setembro.

Escolha a sua, coloque um tênis confortável e mexa-se. Eu já escolhi a minha, estarei marcando presença na Meia Maratona do Rio, vamos lá?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saiba como medir e controlar a intensidade e o ritmo de sua corrida de uma maneira fácil e divertida.

    

    

É comum encontrar corredores que treinam acompanhados por colegas, garantindo uma boa conversa durante a atividade física. Para aqueles que ainda não possuem um frequencímetro - aparelho que mede os batimentos cardíacos durante a prática esportiva - ou não são monitorados por um treinador, que avalia o desempenho, o “teste da conversa” pode ser uma boa pedida para descobrir a intensidade da corrida. Como é uma autoavaliação, não deve substituir nenhuma das opções já citadas, mas pode ajudar o corredor a mensurar o esforço, o ritmo e a respiração. Por exemplo: ao acelerar as passadas, a diminuição das palavras durante a conversa é natural. Nota-se, portanto, um aumento de intensidade, de baixa para média. Em treinos de intensidade média, a frequência cardíaca fica entre cerca de 60 a 75%, e ainda é possível manter um diálogo, mas com frases pequenas.

Quando a corrida chega a um nível de intensidade de média para alta, poucas palavras poderão ser ditas, pois o esforço entre as passadas também aumenta. A partir dessa intensidade, na qual a frequência cardíaca fica entre 80% e 95%, o atleta deve manter a concentração e equilíbrio da respiração, para finalizar bem a corrida.

Treinos de volume - distâncias mais longas - e, especialmente de "tiros", nos quais aumentam o esforço e o desgaste físico, a capacidade do diálogo diminui. Portanto, é importante avaliar esses níveis de esforço para não gerar nenhum desconforto, como aquela pontadas, conhecidas como “dor do lado” ou “dor desviado" leia o artigo anterior. Veja abaixo como se avaliar:

Medição da conversa durante cada ritmo
Jogging ou trote - É possível manter uma conversa sem sofrimento. Ritmo ideal para quem está iniciando no esporte.

Corrida leve ou Ritmo leve,confortável - Ainda é possível manter uma conversa, mas com pausas maiores entre as palavras. Ritmo ainda indicado para iniciantes, mas com moderação.

Corrida Moderado - Possível formular poucas palavras, sem que o corredor consiga, porém, manter uma conversa prolongada. Ritmo indicado para treinos específicos de quem corre há algum tempo.

Corrida Forte - Aqui a pessoa consegue dizer apenas poucas e curtas palavras e fica difícil conversar. Ritmo indicado apenas para corredores mais experientes.

Respiração
Correr com amigos, além de ser divertido, ajuda a descobrir e testar diversas particularidades durante a prática esportiva, como a respiração. Esse é um ponto importante no esporte, que muitas vezes não tem a atenção necessária. A respiração feita de forma equilibrada, conforme o tipo de treinamento, ajuda a mensurar as condições físicas e a melhorar a performance do corredor”, explica Figueiredo. 

Uma respiração errada ou mal feita pode prejudicar o desempenho de qualquer atleta, seja ele iniciante ou não. O ideal é usar esse teste também para aprender a respirar adequadamente e não perder o ritmo durante as passadas. “O ponto principal é manter a cadência respiratória, pois quando o corredor está conversando, ele pode perder essa harmônia.para aqueles que correm m academia más especificamente em esteira,converse com seu parceiro ao lado de sua esteira interaja más,nunca fique falando sozinho porque as outras pessoas vão lhe ver e achar que você esta louco.

“Um excelente treino a todos" 

terça-feira, 26 de julho de 2011

A Famosa dor de lado


Quem já não sentiu durante uma corrida aquela pontada forte embaixo das costelas que, às vezes, até impede o atleta de continuar correndo? Este incômodo têm alguns nomes, como: dor do lado, dor de atleta ou dor desviada e é comumente sentido pelos iniciantes no esporte, mas também pode atingir atletas mais avançados.

Os principais motivos para o aparecimento desta dor são a respiração errada e o esforço excessivo. Devido à tensão que o impacto da corrida causa nos músculos abdominais e pressiona o diafragma (músculo que separa a cavidade torácica da abdominal) e a circulação de sangue inadequada nesse local durante esse processo, a pontada pode surgir.

Muitos atletas usam a respiração torácica (curta e pouco profunda) do que a abdominal (longa e profunda), aumentando as chances da dor aparecer,Temos a conhecida 2x2 que, a cada duas passadas, o corredor deve inspirar e respirar. Porém, cada pessoa tem que achar o seu ritmo de respirar junto com a passada, na qual se sinta confortável.

O outro fator que acentua o incômodo é o mau condicionamento físico ou esforço exacerbado durante as passadas. O corredor principalmente o iniciante, precisa ficar atento ao ritmo que inicia sua corrida, ou ao que imprime nas subidas, por exemplo. Isso porque a falta de fortalecimento muscular ou de treinamento pode acarretar a dor, especialmente nos treinos de tiros e de subidas. O ideal é não ultrapassar o limite do corpo e respeitar as adaptações e evoluções no esporte.

Mandando a dor embora
Para aliviar a dor, diminua o ritmo durante o treino ou competição e se acalme para avaliar o que está sentindo. Se não parar, interrompa as passadas e tente relaxar, para depois continuar a correr. Uma dica é começar a corrida mais lentamente e aumentar aos poucos a respiração com o ritmo da passada.Lembrando que respirar bem resume em mais oxigênio para os músculos.

Para evitar que a “dor desviado” apareça, também é válido tomar alguns cuidados. ter uma alimentação leve antes da prova e aquecer alguns minutos antes de começar a correr (aproximadamente 5 minutos de corrida leve ou alguns exercícios educativos de corrida), são boas precauções.Para se obter a distribuição adequada de sangue a todas as partes solicitadas durante a largada e nos primeiros 2 km de prova, esses são bons hábitos.



Fonte: Revista O2